Nota Fiscal de Saída Livre - NF-e

De HTDWiki
Edição feita às 10h25min de 20 de março de 2015 por FBettini (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Nota Fiscal de Saída Livre

Para iniciar a emissão da nota fiscal de saída livre, clique no botão Nota Fiscal na barra de "ícones padrões" do sistema. Ou abra o menu Vendas/Faturamento > Emi. Nota Fiscal de Saída Livre.
Nflivrenfe1.JPG



A tela de Cad. de Nota Fiscal Saída será exibida.

Nflivrenfe2.JPG

Para emitir uma nota fiscal nova, clique inserir ou tecle F2. O sistema irá desbloquear os campos para iniciar o preenchimento.
Pedido: Veja a página Digitação de Pedido - NF-e para emitir a nota fiscal através de um pedido. Deixe o campo em branco para emissão da nota fiscal livre.
Destinatário: Esta opção determina o próximo campo, escolha se a nota fiscal será emitida para um cliente ou para um fornecedor.
Orientações:Notas de devolução de compra; remessas para industrialização; beneficiamento; conserto; são emitidas para FORNECEDORES.
Cliente/Fornecedor: Insira o código do cadastro do cliente/fornecedor ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir um novo cliente/fornecedor.
Note que caso o cliente/fornecedor esteja com os campos Natureza de Operação; Local de Entrega; Vendedor; Tab. Preço; Cond. Pagamento; Portador; Tipo ICMS; Transportadora; Mensagem Padrão registrados em seu cadastro, eles serão carregados automaticamente. Mesmo que estes campos estejam pré-preenchidos, poderão ser alterados antes de salvar a NF.
Data Emis.: O sistema irá incluir automaticamente a data do relógio de seu sistema operacional neste campo.
Data Saída: Insira a data de saída da nota fiscal. Caso este campo esteja em branco será utilizada a data de emissão.
Validações: A data de saída não pode ser menor que a data de emissão.

Natureza Operação: Insira o código da natureza de operação a ser utilizada nesta nota fiscal. Este campo irá determinar se a nota fiscal irá: movimentar o estoque; gerar o faturamento/parcelas; controlar estoque de terceiros; desbloquear o botão de origem, para incluir itens através de notas fiscais de entrada; calcular os impostos; preencher as obrigações fiscais (mensagens, CST, CSOSN, CFOP). Dúvidas, veja mais em Cadastro de Grupo de CFOP - NF-e ou consulte a sua contabilidade.
Local de Entrega: Identifique o local de entrega, caso o destino da nota fiscal seja diferente do endereço original do cliente. Estes dados serão preenchidos abaixo das informações complementares na DANFE.
Vendedor: Insira o código do vendedor ou tecle F9 para buscar em seus registros. Deixe o campo em branco, caso não trabalhe com vendedores.
Tab. Preço: Insira o código da tabela de preço que deseja utilizar para a emissão desta nota fiscal. Caso este campo fique em branco, o sistema irá utilizar o valor sugerido cadastrado nos itens como o preço unitário do produto.
Cond. Pagamento: Insira o código da condição de pagamento para o sistema calcular automaticamente o vencimento e as parcelas geradas por esta nota fiscal. Se a natureza de operação não for de venda, este campo poderá ficar em branco. Para saber mais sobre condição de pagamento, veja a Cadastro de Condição de Pagamento - NF-e.
Portador: Insira o código do portador a ser utilizado nesta nota fiscal. Para a emissão de boletos posteriormente a emissão da NF-e, é necessário que este campo seja preenchido e que seu cadastro esteja cadastro corretamente. Para emitir boleto, veja Cadastro de Portador - NF-e Tipo ICMS: Defina para qual objetivo o seu cliente irá comprar a mercadoria. Para Industrialização, Revenda ou para Consumo Final.
Atenção!
Se o Tipo ICMS estiver preenchido como Consumo Final e a operação seja interestadual, o sistema irá adotar a alíquota interna para tributações integrais do ICMS. Exemplo: O Estado local é SP, portanto a venda para um cliente consumidor final de MG, será de 18% e não de 12%. Além disso, caso a nota tenha IPI e a venda seja para consumidor final, o sistema irá somar o valor do IPI na base de cálculo do ICMS. Pergunte a sua contabilidade para mais informações.