Mudanças entre as edições de "Nota Fiscal de Entrada - NF-e"

De HTDWiki
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 174: Linha 174:
  
 
<center> [[Arquivo:Nota_entrada14.jpg|link=]] </center>
 
<center> [[Arquivo:Nota_entrada14.jpg|link=]] </center>
 +
 +
'''Qtd Volumes:''' Preencha a quantidade de volumes transportados.
 +
 +
'''Atende Decreto 400-68:''' Este decreto tem como base a seguinte teoria. Se você é uma indústria e compra de uma revenda, este cliente revendedor não paga IPI, porém você, por ser indústria tem direito ao credito deste imposto.
 +
 +
Ao preencher '''“Sim”''' o sistema dividirá o valor da nota pela metade e este será o valor de IPI a ser creditado. Este também será o valor da sua BASE DE CÁLCULO DE PIS E COFINS.
 +
 +
'''Espécie:''' Preencha a espécie dos volumes transportados. Exemplo: Volume; Caixa; Fardo.
 +
 +
'''Marca:''' Preencha a marca dos volumes transportados.
 +
 +
'''Numero:''' Preencha a numeração dos volumes.
 +
 +
 +
== Entrada Livre: Itens. ==
 +
 +
 +
<center> [[Arquivo:Nota_entrada15.jpg|link=]] </center>
 +
 +
'''Inserindo um produto manualmente:'''
 +
 +
<center> [[Arquivo:Nota_entrada16.jpg|link=]] </center>
 +
 +
'''Item:''' Preencha o código alternativo do item ou busque pelo F9. Todos os dados serão preenchidos caso estejam corretamente cadastrados, exceto a quantidade e o volume. Para saber mais sobre o cadastro de itens, veja o '''Cadastro de Itens'''
 +
 +
<center> [[Arquivo:Nota_entrada17.jpg|link=]] </center>
 +
 +
'''Quantidade:''' Insira a quantidade deste item na nota fiscal.
 +
 +
'''Valor Unitário:''' O valor unitário será preenchido através da tabela de preço. Caso ela não exista, o valor sugerido cadastrado nos itens irá ser adotado como padrão.
 +
 +
Ao incluir o item na nota fiscal, clique em '''(F5-Salvar)''' , aperte a tecla '''F5''' do teclado ou clique no botão '''(no tique verde ao lado do campo Valor INSS)''' . A tela continuará aberta para que outros produtos sejam inclusos seqüencialmente. Para finalizar o processo de inserção de itens, clique no botão '''(Esc-Can)''' ou aperte a tecla '''Esc''' do teclado.
 +
 +
<center> [[Arquivo:Nota_entrada18.jpg|link=]] </center>
 +
 +
Nos processos de devolução, por exemplo, dar entrada em uma nota de devolução de venda para o cliente, independente se for emitida uma nota de saída do cliente comprovando a devolução, ou for uma nota de entrada emitida onde você será o responsável pelo envio, há um botão no sistema que permite filtrar os itens utilizados na nota de venda e puxá-los da mesma forma que foram usados na venda, tanto em relação a valores, quantidade, CST, impostos e etc. Clique '''(Na seta verde, abaixo da lixeira)''' , na barra de ícones ao lado direito.
 +
 +
'''Validação: Este botão só funciona caso a natureza de operacao esteja configurada para obrigar a informar a origem dos itens.

Edição das 10h18min de 1 de abril de 2015

Nota Fiscal de Entrada

Para abrir a tela acesse o sistema pelo menu Compras e Emissão de Nota Fiscal de Entrada Livre.


Nota entrada.jpg


A tela de Cad. Nota Fiscal de Entrada será exibida.

a) Emissão por XML.

O sistema disponibiliza ao usuário fazer a digitação da nota de entrada manualmente, ou por XML, realizando a importação direta do arquivo e a leitura automática do sistema.

Para emitir uma nota fiscal nova, clique (Bolinha verde com + em branco) ou tecle F2. O sistema irá desbloquear os campos para iniciar o preenchimento.

Clique no botão (XML da Nota) para filtrar o arquivo XML que foi enviado pelo fornecedor.


Nota entrada1.jpg

Clique em Sim e continue.

Ao importar o mesmo aparecerá esta mensagem:

Nota entrada2.jpg

O primeiro erro informa que o Fornecedor que está no arquivo XML, com o CNPJ referido na mensagem não existe nos registros de cadastro do sistema. Para saber mais sobre cadastro de Fornecedores veja o Tutorial de (Cadastro de Fornecedor e Transportadora - NF-e).

O segundo informa que a cfop do XML não foi encontrada nenhuma associação, ou seja, a cfop que está no arquivo faz referencia a uma saída (cfops que começam com 5, 6 e 7), porém, para realizar a entrada desta nota no sistema é necessário utilizar uma cfop de entrada. Para isso, existe o processo de associação de CFOP.


Clique em Operações e logo em seguida em Associar CFOP.


Nota entrada3.jpg

A tela de Cadastro de Associações será aberta.

Clique em F2-Ins ou F2 para inserir um novo registro.

Nota entrada4.jpg

O processo de compras tem sua respectiva finalidade: Revenda, Consumo ou Industrialização. O usuário deverá relacionar quais serão as cfops que deverão ser utilizadas para dar entrada na nota quando a finalidade da compra for selecionada. Por Exemplo:


Nota entrada5.jpg


Nota entrada6.jpg

Clique em (no tique verde ao CFOP de Destino (Industrialização)) ou em para (F5-Salvar) finalizar o cadastro.

Após finalizar o cadastro da associação e cadastrar o fornecedor,clique em Cancelar (Esc-Can) ou “ESC” e logo em seguida clique em novamente em Clique em (F2-Ins) ou F2.

Clique no botão XML da Nota para filtrar novamente o arquivo XML que foi enviado pelo fornecedor e aguarde o preenchimento.

Nota entrada7.jpg

Após a importação do arquivo XML o sistema ira carregar todas as informações na primeira Aba, basta ao usuário verificar se as mesmas encontram-se corretas.

Entrada por XML: Itens

Quando o produto é filtrado do arquivo XML o mesmo vem apenas com a descrição que está contida no XML. Se a linha do produto estiver AMARELA deve ser feita a associação do mesmo relacionando-o com um produto cadastrado no sistema. Veja a legenda:

Nota entrada8.jpg

Será aberta a tela de Consulta de Itens, basta procurar o item que faz referencia ao do XML e selecioná-lo:

Nota entrada9.jpg

Ao retornar para a tela a linha do produto poderá fica BRANCA, que significa que não há mais nenhuma advertência com relação ao produto. Se a linha estiver VERMELHA, significa que não há associação de CFOP para este produto.

Nota entrada10.jpg

Caso haja uma associação a linha passará a ficar BRANCA.


Entrada por XML: Totais

Verifique as informações que retornaram nesta aba para ver se estão realmente certas.


Entrada por XML: Observação

Este campo é livre para digitação e pode ser informado qualquer tipo de texto. Se a nota for gerada o que for preenchido neste campo irá para o campo de Informações Complementares do DANFE.


Entrada por XML: Parcelas

Esta aba é utilizada para preencher as condições de pagamento da nota, e informações que serão utilizadas na movimentação do financeiro (contas a pagar).

Nota: Se a mesma não aparecer significa que a natureza de operação está configurada para não movimentar o fluxo financeiro.

Condição de Pagamento: Informar as parcelas da nota, ou seja, como foi pago o valor da nota para o fornecedor (Ex: A vista, 30 / 60 dias, etc.). Para maiores esclarecimentos, veja o Cadastro de Condição de Pagamento - NF-e.

Portador: Informar o portador que será responsável pelo recebimento/pagamento do valor do documento. Para maiores esclarecimentos, veja o Cadastro de Portador - NF-e.

Grupo do Contas a Pagar: Campo utilizado para informar uma classificação das despesas a pagar. Cadastra-se um grupo que classifica os títulos das contas a pagar. Por exemplo: Telefone, Água, Luz, etc. Para maiores esclarecimentos veja o cadastro de Grupo do Contas a Pagar.

Ao fazer o preenchimento dos campos, clique em (no tique verde ao do Grupo do CT. Pagar).

O sistema irá gerar as parcelas da nota, de acordo com a condição de pagamento informada anteriormente.

Nota entrada11.jpg

Validação: O Valor das parcelas não pode ser diferente do valor total da nota. (Informado na Aba Totais).

Caso seja necessário ratear o valor das parcelas ou alterar a data de vencimento, basta clicar na linha a que se refere e alterar, Veja:

Nota entrada12.jpg

Depois do preenchimento, reveja todas as informações que foram filtradas pelo arquivo XML e finalize o cadastro clicando em (F5-Salvar) ou aperte F5.


b) Emissão da Nota de Entrada Livre.

Caso não seja possível fazer a importação da nota via arquivo XML, há no sistema a opção de fazê-la manual.

Para emitir uma nota fiscal nova, clique (F2-Ins) ou aperte a tecla F2 no teclado. O sistema irá desbloquear os campos para iniciar o preenchimento.

Tipo ICMS: Defina para qual destino ou finalidade será a mercadoria desta nota de entrada. Por exemplo, se a compra do produto for para industrialização, este campo deverá ser preenchido como “Industrialização”, e assim por diante.

Tipo Nota: Usam-se as opções “Recebida” e “Emitida”. Para que a nota seja Recebida, o fornecedor já deverá ter feito o envio da mesma e o objetivo da entrada é deixar o documento fiscal gravado e alimentar o estoque. Se for Emitida, no caso é a própria pessoa (emitente) que está digitando a nota no sistema e que deverá fazer o envio da mesma para a Receita Federal e alimentar o estoque.

Emitente: Selecione o responsável pela emissão da nota fiscal de entrada. Cliente ou Fornecedor, o resultado será determinado no campo abaixo.

Nota entrada13.jpg

Série: Campo preenchido apenas se o Tipo de Nota for “Recebida”. Preencha conforme está informado no DANFE.

Número: Campo preenchido apenas se o Tipo de Nota for “Recebida”. Preencha conforma está informado no DANFE.

Natureza de Operação: Insira o código da natureza de operação a ser utilizada nesta nota fiscal. Este campo irá determinar se a nota fiscal irá: movimentar o estoque; gerar o faturamento/parcelas; controlar estoque de terceiros; desbloquear o botão de origem para incluir itens através de notas fiscais de saída; calcular os impostos; preencher as obrigações fiscais (mensagens, CST, CSOSN, CFOP). Dúvidas, veja mais na Página 92 ou consulte a sua contabilidade.

Data Emissão: O sistema irá incluir automaticamente a data do relógio de seu sistema operacional neste campo se a nota for do Tipo “Emitida”. Se for do Tipo “Recebida” terá de ser inclusa a data original do DANFE.

Data Entrada: Insira a data de entrada da nota com base na data de recebimento da mercadoria, ou seja, a data que a mercadoria foi entregue na empresa.

Hora Entrada: O sistema irá incluir automaticamente a hora do relógio de seu sistema operacional.

Data Saída: Insira a data de saída da nota fiscal. Caso este campo esteja em branco será utilizada a data de emissão.

Cod. DI: Insira um pedido de importação digitado no sistema para fazer a nota de entrada a partir deste pedido.

Cliente/Fornecedor: Insira o código do cadastro do cliente/fornecedor ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir um novo cliente/fornecedor.

Note que ao inserir o cliente/fornecedor alguns campos registrados em seu cadastro serão carregados automaticamente. Mesmo que estes campos estejam pré-preenchidos, poderão ser alterados antes de salvar a NF.

Transportadora: Insira o código do cadastro da transportadora ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir uma nova transportadora. Veja o Cadastro de Fornecedor e Transportadora - NF-e.

Forma de Calculo: Preencha “Informado” caso queira preencher todas as informações de impostos e valores manualmente nos campos. Deixe como “Calculado” caso queira que o sistema faça o calculo automático dos impostos com base nos itens informados, na natureza de operação e/ou nos produtos provenientes de uma nota de saída (origem).

Chave NFE: Preencha este campo caso seja uma nota do Tipo “Recebida”. Verifique a chave de acesso da mesma no DANFE.

Modelo NF: Informar o modelo da nota fiscal. Para notas fiscais eletrônicas é utilizado o modelo 55 – Nota Fiscal Eletrônica. Para maiores esclarecimentos contate sua contabilidade.


Entrada Livre: Dados Gerais

Esta aba tem por finalidade permitir ao usuário inserir os valores de nota, acréscimos e impostos manualmente ou deixar a responsabilidade de calculo para o sistema, de acordo com a parametrização feita no cadastro de natureza de operação. Veja página 92 para maiores esclarecimentos.

Arquivo XML: Mostra o caminho onde foi importado o XML, se caso houver alguma importação direta via arquivo.

Produto: Valor da somatória dos produtos na nota fiscal (Valor unitário do produto * quantidade na nota fiscal = valor total do produto).

Nota entrada14.jpg

Qtd Volumes: Preencha a quantidade de volumes transportados.

Atende Decreto 400-68: Este decreto tem como base a seguinte teoria. Se você é uma indústria e compra de uma revenda, este cliente revendedor não paga IPI, porém você, por ser indústria tem direito ao credito deste imposto.

Ao preencher “Sim” o sistema dividirá o valor da nota pela metade e este será o valor de IPI a ser creditado. Este também será o valor da sua BASE DE CÁLCULO DE PIS E COFINS.

Espécie: Preencha a espécie dos volumes transportados. Exemplo: Volume; Caixa; Fardo.

Marca: Preencha a marca dos volumes transportados.

Numero: Preencha a numeração dos volumes.


Entrada Livre: Itens.

Nota entrada15.jpg

Inserindo um produto manualmente:

Nota entrada16.jpg

Item: Preencha o código alternativo do item ou busque pelo F9. Todos os dados serão preenchidos caso estejam corretamente cadastrados, exceto a quantidade e o volume. Para saber mais sobre o cadastro de itens, veja o Cadastro de Itens

Nota entrada17.jpg

Quantidade: Insira a quantidade deste item na nota fiscal.

Valor Unitário: O valor unitário será preenchido através da tabela de preço. Caso ela não exista, o valor sugerido cadastrado nos itens irá ser adotado como padrão.

Ao incluir o item na nota fiscal, clique em (F5-Salvar) , aperte a tecla F5 do teclado ou clique no botão (no tique verde ao lado do campo Valor INSS) . A tela continuará aberta para que outros produtos sejam inclusos seqüencialmente. Para finalizar o processo de inserção de itens, clique no botão (Esc-Can) ou aperte a tecla Esc do teclado.

Nota entrada18.jpg

Nos processos de devolução, por exemplo, dar entrada em uma nota de devolução de venda para o cliente, independente se for emitida uma nota de saída do cliente comprovando a devolução, ou for uma nota de entrada emitida onde você será o responsável pelo envio, há um botão no sistema que permite filtrar os itens utilizados na nota de venda e puxá-los da mesma forma que foram usados na venda, tanto em relação a valores, quantidade, CST, impostos e etc. Clique (Na seta verde, abaixo da lixeira) , na barra de ícones ao lado direito.

Validação: Este botão só funciona caso a natureza de operacao esteja configurada para obrigar a informar a origem dos itens.