Inutilização de Numeração - NF-e

De HTDWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.

A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

A inutilização do número tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, podendo o fisco não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados.

As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.


Passo a Passo

Na tela Enviar Nota > Primeiro clique no botão Certificado para selecionar o certificado, se não houver essa opção, vá em NF-e > Selecionar certificado.


Na Tela Enviar Nota acesse Operações > Inutilização de Numeração.


Telaenvnotainunumeraçãonfe.JPG


Telainutilizaçãodenumeraçãonfe.JPG


  • Série : Série da NF-e.
  • Ano : Ano em que a NF-e será inutilizada, apenas dois caracteres.(Exemplo: 15,14).
  • Faixa Inicial e Final: Número(s) da NF-e que será inutilizado.
  • Justificativa: Motivo da inutilização.


Após preencher todas as informações necessárias, clique em Enviar.


Homologado.JPG


Número inutilizado, caso deseja consultar, acesse Operações > NF-e > Visualizar faixas inutilizadas.


Telavisualizarinutilizanfe.JPG


Há a opção de filtrar as inutilizações por ANO e SÉRIE.


Caso queira se certificar que o número já está inutilizado, você pode consultar pelo site da Receita. "http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx"