Devolução - FF
em construção
Nota fiscal de Entrada por XML
A digitação da nota fiscal de entrada por XML é muito mais rápido e prático, clique em Inserir ou tecle F2 e em seguida, clique na lupa para selecionar o XML da nota.
OBS: Lembrando que os itens precisam estar cadastrados antes de iniciar o processo de devolução.Cadastro de Clientes - FF
Selecione o arquivo XML.
A seguir sistema fará a seguinte pergunta:
Deseja carregar o tipo de ICMS e a associação de CFOP da última nota emitida do fornecedor informado no xml?
- Se optar por Sim o sistema manterá as regras de impostos das entradas utilizadas em notas anteriores.
- Se optar por Não o sistema irá criar a regra de impostos específicos dessa nota de entrada, ignorando as notas anteriores.
Ao carregar o XML grande parte dos principais já são preenchidos.
No quadro dos itens, irá aparecer os itens que tem no XML, os itens estão em amarelo, o que significa que eles não foram associados, associe pelo botão destacado na imagem abaixo ou de dois cliques no item em amarelo. Para fazer a associação de item você deve selecionar o produto que você tem no seu estoque com que corresponde no XML.
O item ficará em vermelho, o que significa que ele está sem quantidade convertida ou sem CFOP, clique no ícone indicado na imagem para colocar, após isso, preencha o resto da nota e aperte em Salvar ou tecle F5.
Nota fiscal de Devolução (Entrada)
Caso já tenha feito a nota de entrada por XML pule este tópico, caso não tenha o XML para fazer a entrada siga o passo a passo. Para realizar o processo de entrada este tutorial vai ter foco somente nos campos obrigatórios pois lançamento de nota de entrada é muito mais abrangente. Para acessar a tela vá até o menu Estoque > Compras > Notas Fiscais Entrada > Digitação Notas Entrada Simplificado, ou, acesse-a dentro da tela de Controle de Notas de Entrada clicando em Nota Livre:
A tela de Cadastro de Notas de Entrada será exibida.
Para emitir uma nota fiscal nova, clique em Inserir ou tecle F2. O sistema irá desbloquear os campos para iniciar o preenchimento.
- Tipo ICMS: Defina para qual destino ou finalidade será a mercadoria desta nota de entrada. Por exemplo, se a compra do produto for para industrialização, este campo deverá ser preenchido como “Industrialização”, e assim por diante.
- Forma de Cálculo: Defina para qual será a forma de cálculo, “Informado” para que os valores possam ser informados de forma manual. “Calculado” para que o sistema faça o cálculo automaticamente.
- Arquivo XML: Mostra o caminho onde foi importado o XML, se caso houver alguma importação direta via arquivo.
- Tipo Nota: Usam-se as opções “Recebida”,“Emitida” e “Gerada”. Para que a nota seja Recebida, o fornecedor já deverá ter feito o envio da mesma e o objetivo da entrada é deixar o documento fiscal gravado e alimentar o estoque. Se for Emitida, no caso é a própria pessoa (emitente) que está digitando a nota no sistema e alimentar o estoque. No modelo Gerada é quando a empresa emitente precisa alimentar o estoque com esta nota e também deverá fazer o envio da mesma para a Receita Federal validando como NF-e.
- Emitente: Selecione o responsável pela emissão da nota fiscal de entrada. Cliente ou Fornecedor, o resultado será determinado no campo relacionado Cliente/Fornecedor.
- Modelo NF: Informar o modelo da nota fiscal. Para notas fiscais eletrônicas é utilizado o modelo 55 – Nota Fiscal Eletrônica. Para maiores esclarecimentos contate sua contabilidade.
- Série: Campo preenchido apenas se o Tipo de Nota for “Recebida” ou “Emitida”. Preencha conforme está informado no DANFE.
- Número: Campo preenchido apenas se o Tipo de Nota for “Recebida”. Preencha conforma está informado no DANFE.
- Cliente/Fornecedor: Insira o código do cadastro do cliente/fornecedor ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir um novo cliente/fornecedor.
Note que ao inserir o cliente/fornecedor alguns campos registrados em seu cadastro serão carregados automaticamente. Mesmo que estes campos estejam pré-preenchidos, poderão ser alterados antes de salvar a NF.
- Transportadora: Insira o código do cadastro da transportadora ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir uma nova transportadora.
- Natureza de Operação: Insira o código da natureza de operação a ser utilizada nesta nota fiscal. Este campo irá determinar se a nota fiscal irá: movimentar o estoque; gerar o faturamento/parcelas; controlar estoque de terceiros; desbloquear o botão de origem para incluir itens através de notas fiscais de saída; calcular os impostos; preencher as obrigações fiscais (mensagens, CST, CSOSN, CFOP). Dúvidas consulte a sua contabilidade.
- Chave NFE: Preencha este campo caso seja uma nota do Tipo “Recebida”. Verifique a chave de acesso da mesma no DANFE.
- Data Entrada: Insira a data de entrada da nota com base na data de recebimento da mercadoria, ou seja, a data que a mercadoria foi entregue na empresa.
- Data Emissão: O sistema irá incluir automaticamente a data do relógio de seu sistema operacional neste campo se a nota for do Tipo “Emitida”. Se for do Tipo “Recebida” terá de ser inclusa a data original do DANFE.
- Data Saída: Insira a data de saída da nota fiscal. Caso este campo esteja em branco será utilizada a data de emissão.
- Cod. DI: Insira um pedido de importação digitado no sistema para fazer a nota de entrada a partir deste pedido.
- Forma de Calculo: Preencha “Informado” caso queira preencher todas as informações de impostos e valores manualmente nos campos. Deixe como “Calculado” caso queira que o sistema faça o calculo automático dos impostos com base nos itens informados, na natureza de operação e/ou nos produtos provenientes de uma nota de saída (origem).
- Hora Entrada: O sistema irá incluir automaticamente a hora do relógio de seu sistema operacional.
Dados Gerais
Esta aba tem por finalidade permitir ao usuário inserir os valores de nota, acréscimos e impostos manualmente ou deixar a responsabilidade de calculo para o sistema, de acordo com a parametrização feita no cadastro de natureza de operação. Veja página 96 para maiores esclarecimentos.
- Produto: Valor da somatória dos produtos na nota fiscal (Valor unitário do produto * quantidade na nota fiscal = valor total do produto).
- Preencha os campos de impostos e valores adicionais conforme o DANFE, caso a nota seja “Recebida”. Caso a nota seja “Emitida” contate a contabilidade para verificar o preenchimento dos mesmos.
- Marca: Preencha a marca dos volumes transportados.
- Numero: Preencha a numeração dos volumes.