Nota Fiscal de Complemento de Entrada - NF-e

De HTDWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Nota Fiscal de Complemento de Entrada

Após ter o seu uso autorizado pela SEFAZ, uma NF-e não poderá sofrer qualquer alteração, pois qualquer modificação no seu conteúdo invalida a sua assinatura digital. A nota complementar lida geralmente com valores e impostos (Para maiores informações, contate a sua contabilidade). Caso você precise dar entrada em uma nota complementar, ou até mesmo emitir uma nota complementar de entrada gerada, você deve usar a tela:

“Emi. Nota Fiscal de Saída Livre” encontrada pelo menu Compras > Emi. Nota Fiscal de Entrada Livre.

Nota complemento.jpg

Complemento de Entrada: Cabeçalho

Ao iniciar a nota complementar, atenção ao campo “Nota Complementar”, ele deve estar ticado/marcado, caso contrário a nota será salva como uma nota de entrada normal. Preencha a nota:

Nota complemento1.jpg

Esse campo deve estar ticado/marcado para iniciar a nota complementar

Nota Complementar: Tique esse campo quando inserir uma nova nota para iniciar o processo.

Tipo Nota: Recebida para quando você tem uma nota complementar feita pelo seu fornecedor, Emitida para quando não e você precisa enviar para a receita.

Emitente: Cliente ou Fornecedor, selecione a opção sobre a quem se refere essa nota, se a um cliente ou a um fornecedor.

Série/Numero: Preencha esses campos caso o tipo da nota seja Recebida.

Natureza de Operação: Insira a mesma natureza da sua nota original clicando No botão F9 que aparece no canto do campo ou aperte a tecla F9 do teclado para selecionar a natureza.

Data Emissão/Entrada/Hora Entrada/Data Saída: Preencha essas informações de acordo com a sua nota.

Fornecedor: Insira o mesmo fornecedor da sua nota original clicando No botão F9 que aparece no canto do campo ou aperte a tecla F9 do teclado para selecionar o fornecedor.

Transportadora: Insira a mesma transportadora da sua nota original clicando No botão F9 que aparece no canto do campo ou aperte a tecla F9 do teclado para selecionar a transportadora.

Forma de cálculo: Caso Informado você precisará preencher os valores de impostos da aba Dados Gerais, caso calculado o sistema puxará os valores a partir dos itens.

Chave NFe: Preencha esse campo a chave da NFe contendo 44 dígitos.

Modelo: Qual o modelo de nota que você esta dando entrada (ex. 55 – Nota Fiscal Eletrônica).

Complemento de Entrada: Dados Gerais

Preencha os valores dos impostos caso a nota seja do tipo informada, se for do tipo calculada, preencha somente os campos liberados para digitação.

Complemento de Entrada: Itens

Clique no botão Inserir itens (Bolinha verde com + em branco) ou aperte a tecla Shift + F2 para inserir os itens de complemento. Onde:

Nota complemento2.jpg

Insira um item de complemento (de preferência) ou insira um mesmo item que tenha ido na sua nota original, e no campo descrição do item, altera o nome para o complemento que sendo usado (ex. COMPLEMENTO DE ICMS).

Classi. Fiscal/Sit. Tributária IPI/Origem/Unidade: Esses campos são preenchidos automaticamente conforme o Cad. Itens

Sit. Tributaria: Esse campo será informado a partir da natureza de operação, caso não tenha regra de ICMS, puxará a informação do Cad. Itens.

Nat. Operação: Esse campo será preenchido automaticamente de acordo com a Natureza informada anteriormente no cabeçalho.

Quantidade Nota/Quantidade Convertida: Insira a quantidade 1, caso a nota seja um complemento de imposto/valor apenas, pois você irá lançar um item com o valor total do complemento. Agora se além dos impostos/valor do item, você também for complementar a quantidade, insira a diferença da quantidade referente a nota original.

Valor Total: Insira a diferença do valor necessário, por exemplo, a nota original deveria destacar ICMS, porém não foi nada, nesta nota você ira inserir 100% do valor, agora se na nota original já foi uma “parcela” insira somente a diferença de valores.

Complemento de Entrada: Totais

Verifique se os totais da nota estão corretos conforme a sua nota complementar (peça um espelho da nota para sua contabilidade).


Nota complemento3.jpg

Complemento de Entrada: Observação

Preencha o campo com as observações referente a sua nota complementar.

Complemento de Entrada: Parcelas

Nota complemento4.jpg

Preencha Cond. Pagamento, Portador e Grupo contas a pagar caso essa nota for gerar contas a pagar Caso esteja tudo preenchido, pode salvar e enviar a nota (caso necessário).