Devolução - NF-e

De HTDWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Nota fiscal de Entrada por XML

A nota fiscal por XML é muito mais rápido e prático, clique em Inserir ou tecle F2 e em seguida, clique em XML da nota .


Entradaxml1.JPG


Deseja atribuir a descrição contida no XML ? Se Sim, ele irá buscar a descrição do item que há no XML, se Não, ele não irá buscar.


Entradaxml2.JPG


Selecione o arquivo XML .


Entradaxml3.JPG


A maioria dos dados já estará preenchido.


Entradaxml4.JPG


Vá na aba Itens, irá aparecer os itens que tem no XML, os itens estão em amarelo , o que significa que eles não foram associados, associe pelo botão destacado na imagem abaixo. Associação de item é você selecionar o produto que você tem no seu estoque com que corresponde no XML.


Entradaxml5.JPG

O item ficará em vermelho, o que significa que ele está sem quantidade convertida ou sem CFOP, clique na calculadora para colocar, após isso, preencha o resto da nota e aperte em Salvar ou tecle F5


Entradaxml6.JPG


Nota fiscal de Devolução (Entrada)

Para realizar o processo de entrada, acesse o sistema pelo menu Compras > Emissão de Nota Fiscal de Entrada Livre, ou, acesse-a dentro da tela de Controle de Notas de Entrada clicando em Nota Livre:


Entradalivrecaminho.JPG


Telanfentrada.JPG


A tela de Cad. Nota Fiscal de Entrada será exibida. Para emitir uma nota fiscal nova, clique em Inserir ou tecle F2. O sistema irá desbloquear os campos para iniciar o preenchimento.

  • Tipo ICMS: Defina para qual destino ou finalidade será a mercadoria desta nota de entrada. Por exemplo, se a compra do produto for para industrialização, este campo deverá ser preenchido como “Industrialização”, e assim por diante.
  • Tipo Nota: Usam-se as opções “Recebida” e “Emitida”. Para que a nota seja Recebida, o fornecedor já deverá ter feito o envio da mesma e o objetivo da entrada é deixar o documento fiscal gravado e alimentar o estoque. Se for Emitida, no caso é a própria pessoa (emitente) que está digitando a nota no sistema e que deverá fazer o envio da mesma para a Receita Federal e alimentar o estoque.
  • Emitente: Selecione o responsável pela emissão da nota fiscal de entrada. Cliente ou Fornecedor, o resultado será determinado no campo abaixo.
  • Série: Campo preenchido apenas se o Tipo de Nota for “Recebida”. Preencha conforme está informado no DANFE.
  • Número: Campo preenchido apenas se o Tipo de Nota for “Recebida”. Preencha conforma está informado no DANFE.
  • Cliente/Fornecedor: Insira o código do cadastro do cliente/fornecedor ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir um novo cliente/fornecedor.

Note que ao inserir o cliente/fornecedor alguns campos registrados em seu cadastro serão carregados automaticamente. Mesmo que estes campos estejam pré-preenchidos, poderão ser alterados antes de salvar a NF.

  • Natureza de Operação: Insira o código da natureza de operação a ser utilizada nesta nota fiscal. Este campo irá determinar se a nota fiscal irá: movimentar o estoque; gerar o faturamento/parcelas; controlar estoque de terceiros; desbloquear o botão de origem para incluir itens através de notas fiscais de saída; calcular os impostos; preencher as obrigações fiscais (mensagens, CST, CSOSN, CFOP). Dúvidas, veja mais na Página 96 ou consulte a sua contabilidade.
  • Transportadora: Insira o código do cadastro da transportadora ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir uma nova transportadora. Veja a página 437 para cadastro.
  • Cod. DI: Insira um pedido de importação digitado no sistema para fazer a nota de entrada a partir deste pedido.
  • Forma de Calculo: Preencha “Informado” caso queira preencher todas as informações de impostos e valores manualmente nos campos. Deixe como “Calculado” caso queira que o sistema faça o calculo automático dos impostos com base nos itens informados, na natureza de operação e/ou nos produtos provenientes de uma nota de saída (origem).
  • Data Emissão: O sistema irá incluir automaticamente a data do relógio de seu sistema operacional neste campo se a nota for do Tipo “Emitida”. Se for do Tipo “Recebida” terá de ser inclusa a data original do DANFE.
  • Data Entrada: Insira a data de entrada da nota com base na data de recebimento da mercadoria, ou seja, a data que a mercadoria foi entregue na empresa.
  • Hora Entrada: O sistema irá incluir automaticamente a hora do relógio de seu sistema operacional.
  • Data Saída: Insira a data de saída da nota fiscal. Caso este campo esteja em branco será utilizada a data de emissão.
  • Chave NFE: Preencha este campo caso seja uma nota do Tipo “Recebida”. Verifique a chave de acesso da mesma no DANFE.
  • Modelo NF: Informar o modelo da nota fiscal. Para notas fiscais eletrônicas é utilizado o modelo 55 – Nota Fiscal Eletrônica. Para maiores esclarecimentos contate sua contabilidade.

Dados Gerais

Esta aba tem por finalidade permitir ao usuário inserir os valores de nota, acréscimos e impostos manualmente ou deixar a responsabilidade de calculo para o sistema, de acordo com a parametrização feita no cadastro de natureza de operação. Veja página 96 para maiores esclarecimentos.

  • Arquivo XML: Mostra o caminho onde foi importado o XML, se caso houver alguma importação direta via arquivo.
  • Produto: Valor da somatória dos produtos na nota fiscal (Valor unitário do produto * quantidade na nota fiscal = valor total do produto).
  • Preencha os campos de impostos e valores adicionais conforme o DANFE, caso a nota seja “Recebida”. Caso a nota seja “Emitida” contate a contabilidade para verificar o preenchimento dos mesmos.
  • Marca: Preencha a marca dos volumes transportados.
  • Numero: Preencha a numeração dos volumes.


Itens:

Telanfentradaitens.JPG

Insereitem.JPG


Preencha os valores de impostos que fazem referencia a este produto conforme o DANFE.

  • Item: Preencha o código alternativo do item ou busque pelo F9. Todos os dados serão preenchidos caso estejam corretamente cadastrados, exceto a quantidade e o volume. Para inserir o item, é necessário que ele esteja cadastrado no sistema.
  • Quantidade: Insira a quantidade deste item na nota fiscal.

Orientações:

Os campos devem ser cadastrados corretamente, é recomendável que preencha apenas o Item, a quantidade, a quantidade convertida e o valor unitário. Se perceber alguma inconsistência, verifique o cadastro de itens ou a natureza de operação, ligue para a HTD ou para sua contabilidade.

Nem todos os dados de impostos vêm no DANFE (como valores de PIS e COFINS), portanto para ter acesso a eles, é necessário consultar a nota fiscal no portal do SEFAZ e consultar os itens para verificar os valores de cada imposto.

Valor Unitário: O valor unitário será preenchido através da tabela de preço. Caso ela não exista, o valor sugerido cadastrado nos itens irá ser adotado como padrão.

Ao incluir o item na nota fiscal, clique em Salvar , ou tecle F5. A tela continuará aberta para que outros produtos sejam inclusos seqüencialmente. Para finalizar o processo de inserção de itens, clique em Cancelar ou tecle Esc.

Depois de inserido, há opção de alterar os dados deste item, e excluir ele da nota.

Nos processos de devolução, por exemplo, dar entrada em uma nota de devolução de venda para o cliente, independente se for emitida uma nota de saída do cliente comprovando a devolução, ou for uma nota de entrada emitida onde você será o responsável pelo envio, há um botão no sistema que permite filtrar os itens utilizados na nota de venda e puxá-los da mesma forma que foram usados na venda, tanto em relação a valores, quantidade, CST, impostos e etc. Clique em Flechaverde.JPG , na barra de ícones ao lado direito.

  • Entrada Livre: Totais

Verifique as informações que retornaram nesta aba para ver se estão realmente certas.

  • Entrada por XML: Observação

Este campo é livre para digitação e pode ser informado qualquer tipo de texto. Se a nota for gerada o que for preenchido neste campo irá para o campo de Informações Complementares do DANFE. Depois preencher toda a nota fiscal, clique em Salvar ou F5 para salvar a nota fiscal e prosseguir para a Nota Fiscal de Saída.


Nota Fiscal de Saída (puxando da Origem)

Para iniciar a emissão da nota fiscal de saída livre, clique em Nota Fiscal na barra de "ícones padrões" do sistema. Ou abra o menu Vendas/Faturamento > Emi. Nota Fiscal de Saída Livre.

Caminhonfsaida.JPG

Como inserir uma nova nota fiscal (de saída): Para emitir uma nota fiscal nova, clique ou tecle F2. O sistema irá desbloquear os campos para iniciar o preenchimento.

Pedido: Preencha este campo caso tenha feito o pedido de venda desta nota.

Destinatário: Esta opção determina o próximo campo, escolha se a nota fiscal será emitida para um cliente ou para um fornecedor.

Orientações:
Notas de devolução de compra; remessas para industrialização; beneficiamento; conserto; são emitidas para FORNECEDORES.


  • Cliente/Fornecedor: Insira o código do cadastro do cliente/fornecedor ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir um novo cliente/fornecedor.

Note que caso o cliente/fornecedor esteja com os campos Natureza de Operação; Local de Entrega; Vendedor; Tab. Preço; Cond. Pagamento; Portador; Tipo ICMS; Transportadora; Mensagem Padrão registrados em seu cadastro, eles serão carregados automaticamente. Mesmo que estes campos estejam pré-preenchidos, poderão ser alterados antes de salvar a NF.

  • Data Emis.: O sistema irá incluir automaticamente a data do relógio de seu sistema operacional neste campo.
  • Data Saída: Insira a data de saída da nota fiscal. Caso este campo esteja em branco será utilizada a data de emissão.

Validações: A data de saída não pode ser menor que a data de emissão.

  • Natureza Operação: Insira o código da natureza de operação a ser utilizada nesta nota fiscal. Este campo irá determinar se a nota fiscal irá: movimentar o estoque; gerar o faturamento/parcelas; controlar estoque de terceiros; desbloquear o botão de origem, para incluir itens através de notas fiscais de entrada; calcular os impostos; preencher as obrigações fiscais (mensagens, CST, CSOSN, CFOP). Caso a CFOP de devolução não esteja cadastrada no sistema
  • Local de Entrega: Identifique o local de entrega, caso o destino da nota fiscal seja diferente do endereço original do cliente. Estes dados serão preenchidos abaixo das informações complementares na DANFE.
  • Vendedor: Insira o código do vendedor ou tecle F9 para buscar em seus registros. Deixe o campo em branco, caso não trabalhe com vendedores.
  • Tab. Preço: Insira o código da tabela de preço que deseja utilizar para a emissão desta nota fiscal. Caso este campo fique em branco, o sistema irá utilizar o valor sugerido cadastrado nos itens como o preço unitário do produto.
  • Cond. Pagamento: Insira o código da condição de pagamento para o sistema calcular automaticamente o vencimento e as parcelas geradas por esta nota fiscal. Se a natureza de operação não for de venda, este campo poderá ficar em branco. Para saber mais sobre condição de pagamento, veja a Página 171.
  • Portador: Insira o código do portador a ser utilizado nesta nota fiscal. Para a emissão de boletos posteriormente a emissão da NF-e, é necessário que este campo seja preenchido e que seu cadastro esteja cadastro corretamente. Para emitir boleto, veja a Página 388.
  • Tipo ICMS: Defina para qual objetivo o seu cliente irá comprar a mercadoria. Para Industrialização, Revenda ou para Consumo Final.

Atenção!

Se o Tipo ICMS estiver preenchido como Consumo Final e a operação seja interestadual, o sistema irá adotar a alíquota interna para tributações integrais do ICMS. Exemplo: O Estado local é SP, portanto a venda para um cliente consumidor final de MG, será de 18% e não de 12%.

Além disso, caso a nota tenha IPI e a venda seja para consumidor final, o sistema irá somar o valor do IPI na base de cálculo do ICMS. Pergunte a sua contabilidade para mais informações.


Inserindo o item na nota fiscal:

Itemorigemnfsaida.JPG

Ao clicar neste botão, será aberta a tela a seguir:
Telaitemorigemsaida.JPG

Serão destacados os itens a se fazer devolução. Selecione-os e clique em Salvar.
Iteminseridonfsaida.JPG

Após inserir os itens, preencha os dados da transportadora.

  • Transportadora: Insira o código do cadastro da transportadora ou utilize o F9 para buscar em seus registros. Caso ele não esteja salvo, tecle F8 para seguir diretamente ao cadastro e incluir uma nova transportadora.
  • Frete por Conta: Preencha o responsável pelo pagamento do frete ou se a operação será Sem Frete.
  • Placa: Insira a placa do veículo, sem inserir hífen.
  • UF: Insira a sigla do Estado correspondente a placa do veículo da transportadora.
  • Quantidade: Preencha a quantidade de volumes transportados.
  • Espécie: Preencha a espécie dos volumes transportados. Exemplo: Volume; Caixa; Fardo.
  • Marca: Preencha a marca dos volumes transportados.
  • Peso Bruto: Insira o peso bruto em quilogramas (kg) à serem transportados nesta operação.
  • Peso Líquido: Insira o peso líquido em quilogramas (kg) à serem transportados nesta operação.

O Peso Bruto e o Peso Líquido serão calculados automaticamente caso estejam preenchidos no cadastro de produtos. Nr. Volume: Preencha a numeração dos volumes.

  • Frete: Insira o valor do frete a ser pago nesta operação.
  • Seguro: Insira o valor do seguro a ser pago nesta operação.
  • % Desc.: Preencha o valor a ser descontado em percentual de 0 à 100. O sistema irá calcular e completar automaticamente o campo Desconto da nota fiscal, que será exibido em reais.
  • Desconto: Preencha o valor a ser descontado em reais. O sistema irá calcular e completar automaticamente o campo % Desc. da nota fiscal, que será exibido em percentual.
  • Outras Desp.: Insira o valor de outras despesas acessórias à serem pagas nesta operação.
  • ICMS em Dev.: Este campo deverá ser preenchido caso o emitente necessitar somar no total da nota fiscal o valor de ICMS. Exemplo: nota fiscal de devolução de compra com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária.
  • IPI não utilizado: Este campo deverá ser preenchido caso o emitente necessitar somar no total da nota fiscal o valor de IPI. Exemplo: nota fiscal de devolução de compra para industrialização.
  • Valor da Nota: Será exibido o valor total da nota fiscal com os impostos. Este campo será unicamente para consulta.
  • Mensagem Padrão: Insira o código da mensagem padrão que deseja preencher na nota fiscal. Ao carregar, a informação será preenchida no campo “Informações Complementares”, possibilitando a alteração da mesma.
  • Informações Complementares: Insira neste campo as informações de interesse do contribuinte (norma referenciada, impostos, etc). As expressões indicadas pela legislação configuradas na filial para emitentes optantes do simples nacional, serão preenchidas automaticamente pelo sistema ao salvar a nota fiscal. Caso a mensagem obrigatória nesta operação não esteja sendo levada à nota fiscal, verifique o cadastro de: filial; natureza de operação e cliente.
  • Reservado ao Fisco: Informações adicionais de interesse do fisco.

  Antes e após salvar a nota fiscal, é possível consultar os totais e as faturas utilizando:

F7 - Ver Faturas: Ao teclar F7 o sistema irá exibir todas faturas/parcelas desta nota fiscal, com a data de vencimento, valor do título, número do título, seqüência (caso haja mais de uma parcela) e a situação (se está em aberto, foi cancelada ou foi baixada).

Para editar a data de vencimento e o valor de cada parcela, basta clicar sobre o campo na grade que deseja fazer a modificação. Clique em Salvar ou tecle F5 para o sistema gravar a alteração. Para fechar, clique em Sair ou tecle F12.

  • F10 - Ver Totais: Ao teclar F10 o sistema irá exibir as totalidades da nota fiscal (impostos, mercadoria/serviço, custo). Esta tela será utilizada exclusivamente para consultas, possibilitando o usuário a conferir se os valores de impostos estão calculados corretamente.
F10totais.JPG

Para fechar, clique em Sair ou tecle F12.

  Ao finalizar o preenchimento e conferir os valores, clique em Salvar ou tecle F5 para gravar sua nota fiscal.

Após salvar a nota fiscal, vá para a tela de Enviar Nota para transmiti-la para a SEFAZ.


Enviar Nota

Na tela de nota fiscal eletrônica, além de o sistema disponibilizar o envio de notas para a Receita Federal, ainda há uma série de outros processos que podem ser executados e que envolvem notas fiscais. (Ex: Inutilização de Numeração, etc.).

Para abrir a tela clique no ícone Nota Fiscal, na barra de “ícones padrões” do sistema.

Será necessário selecionar o certificado que a ser utilizado para realizar os procedimentos que esta tela oferece. Acesse Operações > NFe > Selecionar Certificado.

Selecionarcertificadocaminhonfe.JPG

As notas fiscais podem ser enviadas no momento que são salvas na tela de digitação ou o usuário pode optar por enviá-la propriamente na tela de envio. Devem ser preenchidos os parâmetros de consulta para na parte de cima da tela para que o sistema filtre as notas desejadas.

Telaenvnota.JPG

Clique no botão Enviar Lote e aguarde o envio da nota.
Você visualizará a seguinte tela:
Validação.JPG

Caso apresente erros em algumas das imagens verdes a cima,verifique os possíveis erros e correções que estão disponíveis neste manual. Caso o problema não esteja especificado entre em contato com a HTD para maiores esclarecimentos.