Cobrança Escritural - FF Remessa e Retorno

De HTDWiki
Edição feita às 17h29min de 16 de junho de 2017 por Douglas (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Remessa

Para gerar a cobrança escritural e enviars ao banco, devemos utilizar a tela “Geração de Remessa – Cobrança escritural” que pode ser acessada pelo caminho: Financeiro > Contas a Receber > Cobrança escritural > Geração de Remessa – Cobrança escritural.

Remessa.jpg

Já na tela da geração da remessa devemos nos atentar aos seguintes campos: Filial: Ela trará sempre como padrão a “1”, porém caso necessário, Altere para a filial correta. Portador: Refere-se ao portador dos títulos que você irá gerar os títulos para enviar ao banco. Layout: Assim que selecionado o portador, será preenchido com o Layout correto de envio. Emissão De – Até: Selecione o período dos títulos que você deseja. Por final clique em “Confirmar” (Botão verde) para puxar os títulos solicitados.


Remessa01.jpg


Agora que você puxou os títulos desse portador e período, verifique se os títulos que o sistema trouxe, são de fato os que você deseja enviar, e caso não seja, desmarque pelos botões do lado esquerdo. Antes de gerar o arquivo, verifique o caminho o serão salvos os arquivos. Caso tudo esteja ok, clique em “Gerar Arquivo” e o sistema retornará a seguinte mensagem:

Remessa03.jpg

Logo após gerar o arquivo, o sistema abrirá a opção para impressão de um relatório dos títulos gerados:

Remessa02.jpg
Remessa04.jpg


Retorno

Para retornarmos o arquivo da cobrança escritural gerados pelo banco, devemos utilizar a tela “Tratamento do Retorno-Cobrança Escritural (Baixa)” que pode ser acessada pelo caminho: Financeiro > Contas a Receber > Cobrança escritural > Tratamento do Retorno-Cobrança Escritural (Baixa). O banco é responsável por gerar o arquivo de retorno, por isso, salve esse arquivo para puxarmos ele no sistema.


Remessa05.jpg


Já na tela da geração da remessa devemos nos atentar aos seguintes campos: Filial: Ela trará sempre como padrão a “1”, porém caso necessário, Altere para a filial correta. Portador: Refere-se ao portador dos títulos que você irá gerar os títulos para enviar ao banco. Layout: Assim que selecionado o portador, será preenchido com o Layout correto de envio. Selecionar Arquivo: Selecione o arquivo baixado do banco. Por final clique em “Confirmar” (Botão verde) para puxar os títulos de retorno.


Após puxar o arquivo, verifique as informações na aba “Entradas de Retorno no Arquivo” e “Títulos a serem processados”, esses serão os títulos referentes a esse retorno. Nesse caso, o título não tem divergência nenhuma e poderá ser baixado normalmente, porém caso haja, normalmente será de diferença do valor do retorno com o que esta no sistema, ou número do titulo, etc, ligue ao suporte quando não for possível realizar a baixa automaticamente. Insira um histórico para a baixa e a data de movimento que esses títulos irão assumir no sistema, pronto, o seu título foi baixado através do retorno da cobrança escritural.

Remessa06.jpg
Remessa07.jpg

Verifique que o título esta baixado no movimento do “Contas a receber”, a partir disso a cobrança escritural segue um fluxo constante, onde todos os títulos são enviados e retornados pelo banco.

Remessa07.jpg