Cadastro de Classificação Fiscal (NCM) - NF-e

De HTDWiki
Ir para: navegação, pesquisa

A Classificação Fiscal de mercadorias é importante não somente para determinar os tributos envolvidos nas operações de importação e exportação, e de saída de produtos industrializados, mas também, em especial no comércio exterior, para fins de controle estatístico e determinação do tratamento administrativo requerido para determinado produto.

Para abrir a tela acesse o menu: Cadastros, Estoque e Cad. Classificação Fiscal (IPI).

Classificacaofiscal1.png


Classificação Fiscal: Geral

Classificacaofiscal2.png


  • Código: Informe um código para esta classificação fiscal, este código será utilizado no cadastro de produtos e nas notas fiscais.
  • Classificação Fiscal: É o NCM do produto, possui uma seqüência de oito números. Para maiores esclarecimentos, contate sua contabilidade.
  • Descrição: Descrição da classificação fiscal, informar a quais tipos de produtos ou classificações de produtos a mesma se refere.
  • Alíquota do IPI: Algumas classificações fiscais de produtos carregam consigo uma alíquota padrão de IPI para este tipo de produto. Caso haja dúvidas, contate sua contabilidade para esclarecimento.
  • Sujeito a Contribuição Previdenciária: Informar se esta classificação fiscal irá se enquadrar no Bloco P do SPED Contribuições. (Apuração da Contribuição Previdenciária do período).
  • Alíquota da Contribuição Previdenciária: Informar a alíquota da contribuição previdenciária caso o campo a cima esteja preenchido como Sim.
  • Obs para Nota Fiscal: Campo livre para digitação de uma observação que poderá ser utilizada na nota fiscal quando houver um produto com esta classificação fiscal.


Classificação Fiscal: PIS/COFINS.

Esta aba é utilizada para configurar uma regra específica para PIS/COFINS. Por exemplo, se houver um caso específico onde o código da situação tributária de PIS/COFINS está configurado com um valor na natureza de operacao, porém para um determinado cliente deve ser outra, este processo evita que haja a troca constante de códigos de situação tributária no cadastro de natureza de operação.

Classificacaofiscal3.png


  • Inserindo uma nova regra para PIS/COFINS:
Clique em "Inserir" no canto direito, para iniciar o cadastro.
Classificacaofiscal4.png


  • Agrupamento 3: Esta regra deverá estar relacionada com o grupo 3, portanto se o cliente possuir uma situação especial e tiver uma CST ou Retenção/Redução de PIS/COFINS o mesmo deverá ter em seu cadastro o campo de Agrupamento 3 preenchido para que possa ser relacionado neste cadastro. .
  • Situação Tributária de PIS/COFINS: Preencha a situação tributária de PIS/COFINS para este cliente.


Ao finalizar, clique em "Salvar" ou tecle F5.


Classificação Fiscal: IPI

Esta aba é utilizada geralmente pelos clientes que são do ramo da indústria e que devem destacar IPI na nota fiscal. Há casos onde determinados produtos, independente se fabricados, não possuem IPI, portanto o usuário deverá utilizar a mesma CFOP para emissão da nota, porém a CST de um dos produtos que não tem IPI deverá ser diferente do outro.

Classificacaofiscal5.png


  • Inserindo uma nova regra para I.P.I:
Clique em "Inserir" no canto direito, para iniciar o cadastro.
Classificacaofiscal6.png


  • Natureza de Operacão: Informe a natureza de operacao que deverá ser usada na regra.
  • Situação Tributária de IPI: Informe a CST que o produto deverá assumir quando estiver com esta classificação fiscal e estiver sendo utilizado na mesma nota que a natureza de operação citada à cima.


Ao finalizar, clique em "Salvar" ou tecle F5.
E depois para finalizar o cadastro de classificação, clique novamente em "Salvar" ou tecle F5.